domingo, 21 de agosto de 2011

Quando eu morrer, não quero velório

"Quando eu morrer,
não quero nem choro nem vela
quero uma fita amarela
gravada com o nome dela"

Qual é o propósito de se reunir em volta de um defunto?
Além de pagar uns quinze mil contos no kit caixão e na taxa de enterro, as pessoas ainda têm a obrigação social de receber visitas quando o que elas mais querem é um momento de paz. Um velório é um centro de bolas-fora.
Para começar, o sujeito entra na sala já sem saber quem cumprimentar primeiro: o marido/esposa, os filhos ou os pais? Aí fica decidido que a pessoa vai cumprimentar quem vir primeiro. Então lá vai a primeira gafe:
- Fulano, tudo bem?
É claro que não, estamos num velório. Para sua sorte, a pessoa responde que sim automaticamente. Segue-se adiante e você não sabe se deseja seus pêsames, seus sentimentos, se diz que sente muito, ou se simplesmente não diz nada porque é muito piegas. Acho que só se diz essas coisas em filmes.
Finalmente, outra pessoa chega e você consegue fugir daquela conversa embaraçosa. Então, depois de muita hesitação, cria coragem para olhar o corpo e até que a visão não é tão ruim. A pessoa fica lá deitada, serena, dormindo. Até que você lembra que ela está morta, claro. Aí, você começa a fantasiar com o que aconteceria se ela mexesse um braço, ou abrisse os olhos, ou talvez segurasse sua mão quando você se aproximasse. Assim, decide ficar longe, mesmo.
Que angústia que me dá quando eu vejo gente tocando o cadáver!  PARA QUÊ? É repulsivo! O que mais me incomoda é que a pessoa não pode reagir! E se ela não quisesse ser tocada? Bastam as memórias da pessoa viva. Não há sentido lembrar dela daquele jeito quase humilhante. Imagine: dezenas de conhecidos te observando sem vida. Não é desconcertante?
Outro problema é saber quando chegar e quando ir embora. Temos que ser pontuais ao chegar? Sair rápido é mal educado? Ficar muito é intromissão? Devemos chorar ou é exagero? Devemos conversar sobre o quê, exatamente?
No último (e único) velório que fui, conversei com meus primos normalmente. Às vezes, esquecia que havia uma pessoa morta na sala. Então, minha mãe chamou minha atenção para algo que me fez ver o quão ridículos nós somos ao velar um morto:
- Querida, não vire de costas para o corpo, é falta de respeito.
Querida, a pessoa não está viva. Ela não está se importando. Nem as pessoas vivas dessa sala estão se importando. Eu respeito a falecida, é claro, gosto dela, mas repare como nós, humanos, somos presunçosos! Desde as civilizações mais antigas, o homem se sentiu no direito de fazer todo um ritual em volta de um cadáver e enterrá-lo depois. No que ele estava pensando quando teve essa ideia? Qual o propósito? Sei que há um contexto religioso para isso e o respeito, mas quando vamos nos tocar que não somos capacitados de decidir o destino de uma alma, independente do modo que organizamos o seu velório?
Não é muito mais agradável (ou menos triste) lembrar da pessoa que amamos viva? Por que precisamos vê-la naquela situação que só nos traz melancolia? Por que não simplesmente chorar em nossas casas de um modo mais sincero e íntimo, e fazermos uma reunião para dar apoio moral à família sem ter que ver um invólucro de uma alma querida que já nos deixou?
Quando eu morrer, respeitem-me e não façam esse tipo de cerimônia. Façam uma reunião para celebrar os tempos em que eu era viva. Me enterrem, sim, mas com o caixão fechado e com todos os órgãos doados. Morta, só quero ser vista por quem estiver na sala na hora, e ninguém mais. O resto, que lembre de mim dos momentos felizes e cheios de vida.

in memoriam S.P.B.

18 comentários:

  1. Estou pesquisando sobre o assunto porque axei que so eu tinha essa opnião...axei vc com esse texto,se alguem tiver de me ver faça isso em vida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm pactuo da mesma opinião! Porém nem parente quero q me veja, partiu necrotério para enterro e pronto! E nada de padre ou pastores com celebrações, pois se eu tiver q ir para "baixo ou para cima" não será o blá,blá,blá deles q irá mudar!

      Excluir
    2. Penso da mesma forma. Meu plano de cremaçao ja paguei e não quero cerimônia nenhuma.

      Excluir
    3. Compartilho da mesma opinião ... O tanto de gente que vejo com falsidade 'ele era uma boa pessoa " só pq morreu ... Me poupem

      Excluir
  2. Estou pesquisando sobre o assunto porque axei que so eu tinha essa opnião...axei vc com esse texto,se alguem tiver de me ver faça isso em vida..

    ResponderExcluir
  3. Caramba!! Nunca li algo mais a minha cara do que esse texto! Sempre pensei assim. Bom ver que não estou sozinha no mundo. rsrsrrs

    ResponderExcluir
  4. Madú cheguei a pensar que eu não estava em meu juizo perfeito.Se fosse possivel deixar tudo preparado em uma funeraria,morreu cremou.em seguida notificar a famili.(tudo isto programado e pago)resta só boas lembrancas. Ana g

    ResponderExcluir
  5. Quando eu morrer não quero velório pq amo a solidão. Só quero que me enterrem e fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório fazer velório?

      Excluir
    2. Sempre pensei desta forma, TB não quero velório, na vdd alguns chegam a ser ridículos, pois algumas pessoas presentes muitas das vezes até falam mal do pobre que faleceu....
      Não suporto isso, velório é martírio, p quem fica e p quem vai, divino quem vai pq isso varia de acordo com a crença de cada um, como eu acredito em vida após a morte, imagina o espírito ali fora do corpo ouvindo pessoas que ele considerava "amigos" falarem mal dele????
      Fora de cogitação..... Não curto hipócrita, temos parentes, familiares e até msm pessoas que juram serem amigas, mas que nunca te procuram,nunca tem tempo de.vir tomar um cafezinho com vc, nem no seu aniversário.....mas tenha a certeza de que no seu velório TDS estarão presentes....AFF, p mim é demais!!!
      Estou deixando isso por escrito e registrado em cartório que não quero velório, se alguém tiver ou quiser vir estar comigo que venha em vida, qdo eu fechar meus olhos não precisa aparecer.....

      Excluir
  6. Eu nao quero velório quando eu morrer meu marido vai respeitar Minh vontade

    ResponderExcluir
  7. Como que e o procedimento para quem não quer velório,,dentro dos hospitais e IML,,,

    ResponderExcluir
  8. Ja pedi para meu filho, nada de velorio, cremacao direto.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente...já deixei bem claro pra minha família. Não quero que me vejam morta . Mais que lembrem de mim viva

    ResponderExcluir